top of page

“As pessoas hoje em dia são falantes”, dispara Professor Manuel Carlos Chaparro

  • Denis Cesar, Leonardo Macedo e Ricardo Martins
  • 28 de abr. de 2016
  • 2 min de leitura

Exalando bom humor, o jornalista, Manuel Carlos Chaparro, exalta a participação das pessoas no fluxo de informação graças à tecnologia.

Ocorreu nesta segunda feira dia 25 de abril de 2016, no Campus Anália Franco, o primeiro dia do décimo terceiro Encontro de Comunicação (Encom), promovido pela Universidade Cruzeira do Sul. O evento teve como objetivo discutir os assuntos voltados às áreas de comunicação como Jornalismo, Publicidade e Propaganda e também Radio, TV e Internet.

O primeiro dia do Encom contou com as presenças de Manuel Carlos Chaparro, doutor em Ciências da Comunicação e professor emérito da Escola de Comunicação e Artes de São Paulo da Universidade de São Paulo; com o jornalista e diretor de TV Gabriel Priolli e do engenheiro e graduado em marketing, Diogo Bobsin. Para animar a noite, os alunos Marcos Babene do curso de Jornalismo e Davi Ninck do curso de Publicidade e Propaganda apresentaram a música “Cérebro eletrônico” de Gilberto Gil ao público presente no auditório da Universidade.

O Encom 2016 promoveu o debate entre os participantes sobre a Cultura Participativa impulsionada pelas novas tecnologias e teve a Doutora Regina Tavares, coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade como apresentadora e mediadora da discussão.

Para Gabriel Priolli, na Cultura Participativa, o receptor passa a ser emissor de informação, mas faz uma ressalva quanto à informação que é transmitida por este emissor. Ele diz que há um paradoxo: “Nunca foi tão fácil ter acesso às informações e ao mesmo tempo nunca se deu informação tão frágil, tão mal apurada e tão sem substância como atualmente”.

Hoje, trabalhando no setor de Business Intelligence na FCB Brasil, Diogo Bobsin, muito empolgado pela sua primeira participação em eventos acadêmicos, enriqueceu o debate expondo sua experiência no ramo da publicidade e da propaganda, mostrando como está o mercado atual e suas perspectivas futuras. Durante o debate, Diogo citou a Cultura Participativa, dando exemplo de como as empresas tratam o consumidor e as ferramentas utilizadas para atrair os mesmos.

Manuel Carlos Chaparro um dos grandes nomes do jornalismo, dotado de bom-humor, fez uma apresentação no debate ressaltando o desaparecimento do intervalo entre o acontecimento e a notícia. Para ele, esta foi a grande mudança promovida no jornalismo atual, pelo fato de a notícia ter se tornado uma ferramenta para agir e interagir no mundo por qualquer sujeito social organizado, devido ao grande avanço tecnológico vgente. Em entrevista com Chaparro, ele afirma: “As pessoas não participavam do fluxo de informação, portanto elas eram silenciosas e hoje a maioria é falante e as pessoas existem, principalmente, pelo que falam. Então, a tecnologia possibilitou que as pessoas dissessem. Isso é uma grande mudança”.

Ao final do evento do dia 25/04, foram sorteados exemplares do livro “Jornalismo: Linguagem dos conflitos” de Manoel Carlos Chaparro e também uma bolsa de estudos em língua inglesa concedida pela Voxy.

O Debate sobre a Cultura Participativa se estenderá até a próxima quinta feira, dia 29/04 e terão ainda, nomes como Cesar Galvão, repórter da Rede Globo, e Rui Piranda, diretor executivo da empresa FCB Brasil.

 
 
 

Comments


Posts em destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

ENCOM 2016 - Universidade Cruzeiro do Sul

Coordenação e Equipe dos cursos de Jonalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet

FIQUE LIGADO
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page